COLETÂNEA – RUBEM BRAGA

Reprodução
Reprodução

Editora: Global Editora

Autor: Rubem Braga

Páginas: 812 págs


REÚNE OS CINCO GRANDES LIVROS CLÁSSICOS DE RUBEM BRAGA 

Sob a curadoria de André Seffrin, esta caixa reune os cinco grandes livros clássicos de Rubem Braga, com crônicas selecionadas pelo próprio autor em vida. São elas: Um pé de milho, Ai de ti, Copacabana, Recado de primavera, A borboleta amarela e O homem rouco. 

Rubem Braga é considerado o maior cronista do Brasil. Com mais de 15 mil textos publicados, sua obra continua a ser lida até os dias de hoje. 

Com seu espírito livre e independente, o autor capta vestígios de vida onde ela se mostra à primeira vista rara, incendeia com seu humor sarcástico cenas e situações que parecem apenas tristes aos mais desatentos, revela com seu jeito surpreendentemente simples a complexidade da existência humana. 

 

Rubem Braga iniciou-se no jornalismo profissional ainda estudante, aos 15 anos, no Correio do Sul, de Cachoeiro de Itapemirim, fazendo reportagens e assinando crônicas diárias no jornal Diário da Tarde. Formou-se pela Faculdade de Direito de Belo Horizonte, em 1932, mas não exerceu a profissão. Neste mesmo ano, cobriu a Revolução Constitucionalista deflagrada em São Paulo, na qual chegou a ser preso. Transferindo-se para o Recife, dirigiu a página de crônicas policiais no Diário de Pernambuco. Nesta cidade, fundou o periódico Folha do Povo. Em 1936, lançou seu primeiro livro de crônicas, O Conde e o Passarinho, e fundou em São Paulo a revista Problemas, além de outras. Durante a Segunda Guerra Mundial, atuou como correspondente de guerra junto à Força Expedicionária Brasileira. 

Rubem Braga fez diversas viagens ao exterior, onde desempenhou função diplomática em Rabat, Marrocos, atuando também como correspondente de jornais brasileiros. Após seu regresso, exerceu o jornalismo em várias cidades do país, fixando domicílio no Rio de Janeiro, onde escreveu crônicas e críticas literárias para o Jornal Hoje, da Rede Globo. Sua vida como jornalista registra a colaboração em inúmeros periódicos, além da participação em várias antologias, entre elas a Antologia dos Poetas Contemporâneos. 

 

Matéria publicada na edição 55 do Guia da 3ª Idade 

 

Sobre o autor

Guia da 3a Idade