Agenda Serviços

DETRAN DE SÃO PAULO

GraphicMama do Pixabay

CALENDÁRIO DE VENCIMENTOS DO IPVA EM 2021   

AUTOMÓVEL – CAMINHONETE – MICRO-ONIBUS – ÔNIBUS – MOTO – SIMILARES   

 

A alíquota do IPVA incide sob o valor venal do veículo. Ou seja, quanto mais antigo for, menor será o valor do imposto, que é calculado com base na tabela Fipe da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. 

Em São Paulo, os modelos com mais de 20 anos estão isentos do pagamento do IPVA. 

Os valores arrecadados pelo IPVA destinam-se – por lei – a obras de infraestrutura e melhoria de serviços, incluindo Saúde e Educação 

 

Detran SP libera licenciamento antecipado de 2021 

A providência é para todos os veículos, independentemente do final de placa, e ficará disponível até 31 de março deste ano 

 

Em 2021, não haverá cobrança de taxa do seguro DPVAT, conforme decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). 

 O valor da taxa de licenciamento 2021 será de R$ 98,91 até o dia 14/01. Quem licenciar o veículo a partir do dia 15/01 deverá pagar o valor de R$ 131,80. 

O pagamento poderá ser feito via internet banking, aplicativo ou caixa eletrônico nos bancos conveniados (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal) e nas Lotéricas. 

Um dia após o recebimento, o CRLV ficará disponível para download e impressão no item Licenciamento Digital nos portais do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br), Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br), além dos aplicativos Poupatempo Digital, Detran.SP e Carteira Digital de Trânsito – CDT. 

O motorista poderá salvar o documento no próprio celular ou imprimir em papel sulfite comum. 

tabela
tabela

Fonte: DETRAN/SP.  

Saiba mais: 

www.detran.sp.gov.br   

 

 

Matéria publicada na edição 55 do Guia da 3ª Idade 

Sobre o autor

Guia da 3a Idade