Nutrição

BERINJELA

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A berinjela é um legume que contém pequenas quantidade de vitamina B5 e sais minerais como cálcio, Fósforo e Ferro. 

 

A Niacina (vitamina B5) protege a pele e ajuda a regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo.  

Os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos e dentes, construção muscular e coagulação do sangue. Cem gramas de berinjela fornecem 27 calorias. 

Poucas pessoas sabem, contudo, que ela é um vegetal com poder de diminuir o colesterol e reduzir a ação das gorduras sobre o fígado. Seu suco é utilizado nas inflamações dos rins, bexiga e uretra como poderoso diurético. 

A berinjela é muito recomendada para quem sofre de artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. 

 Como tem poder laxante, aconselha-se nas indigestões e prisões de ventre. 

Na hora da compra, deve-se dar preferência às que se apresentam firmes, de cor roxa uniforme e lustrosa. 

As berinjelas devem ser guardadas em geladeira, dentro de sacos plásticos, assim se conservam em bom estado por 2 semanas.  

As pessoas têm o hábito de mergulhá-las em água e sal antes de seu preparo, mas esse procedimento anula o sabor do legume e grande parte de suas propriedades nutritivas. 

O período de safra da berinjela vai de janeiro a maio. 

FONTE: CODEAGRO/ www.codeagro.agricultura.sp.gov.br/cesans 

 

Matéria publicada na edição 55 do Guia da 3ª Idade 

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Guia da 3a Idade