Finanças

Voltar ao trabalho

© TobyBridson - iStockphoto
© TobyBridson - iStockphoto

Se as finanças não andam bem, o dinheiro da aposentadoria acaba logo no começo do mês, considere voltar a trabalhar. Pesquisas recentes mostram que os idosos estão voltando ao mercado de trabalho.

Uma pesquisa da consultoria de recursos humanos Hays mostra que 20% das empresas  hoje contratam profissionais aposentados: 75% para cargos técnicos, 33% para cargos de  diretoria e 28% para a gerência. As empresas justificam esta tendência pela falta de mão de obra qualificada no mercado, redução de custos e a busca de conhecimento técnico de quem tem experiência.

O mercado de trabalho começa a se abrir aos profissionais de mais idade, enquanto os jovens iniciam a vida profissional mais tarde, dando mais importância ao estudo e à qualificação. Esse quadro é revelado pela Pnad a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, feita pelo IBGE. Na população com mais de 50 anos, a taxa de desemprego caiu de 3,1% em 2009 para 2,4% em 2011 naquela até 30 anos, o número de pessoas empregadas diminuiu.

Outro viés nos dados do Censo 2010 mostra a tendência de envelhecimento do trabalhador brasileiro na última década: o número dos que ainda trabalham e têm mais de 60 anos aumentou 65% desde 2000: de 3,3 milhões passou para 5,4 milhões em 2010.

O mercado de trabalho está se abrindo aos profissionais maduros enquanto os jovens retardam sua entrada nele investindo nos estudos.

Este crescimento se deu em todas as regiões do país, indicando não só um aumento na média de idade da população que trabalha mas também o desejo de continuar no mercado depois de se aposentar. As regiões Norte e Centro-Oeste, que tiveram grande  desenvolvimento econômico nos últimos anos e formalizaram o mercado de trabalho, têm o maior número  de trabalhadores com mais de 60 anos, quase 30% deles tem mais de 60 anos. Outro dado que deve ser considerado diante deste quadro é o da média da expectativa de vida do brasileiro, hoje em 73,5 anos, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Outras maneiras de voltar ao trabalho

Se a ideia de arrumar um emprego lhe parece meio fora de hora, há outras maneiras de recomeçar:

– Iniciar um negócio próprio, sem necessariamente fazer um investimento financeiro. Pela internet é possível pôr um site no ar com baixíssimo custo e boas  possibilidades de retorno. Por exemplo: vender sua experiência, criar uma loja virtual…

– Começar uma consultoria. Seja qual for a sua área, as possibilidades de você fazer uso de seu conhecimento são grandes.

–  Leia a matéria sobre voluntariado.

O 3º Setor poderá reinventar o mundo.

Publicado originalmente na edição 2 impressa do Guia da 3a Idade

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.