Sem categoria

Visão na terceira idade: catarata, glaucoma, degeneração macular, estão entre as principais doenças

© Depositphotos/Angel Nieto
© Depositphotos/Angel Nieto

Os olhos são as lentes do corpo humano tendo papel importante no convívio. Assim como todos os órgãos, os olhos também envelhecem e algumas doenças que comprometem a visão podem se tornar mais frequentes na 3a idade.

De acordo com o médico oftalmologista Dr. Marcelo Jordão L da Silva do Oftalmo Center de Ribeirão Preto, as três causas mais importantes de baixa de acuidade visual em idosos ainda são catarata, degeneração macular senil e o glaucoma.

“A catarata, por exemplo, é a opacificação do cristalino que é uma lente intraocular e costuma aparecer normalmente com a idade. O paciente nota um embasamento visual”, revela o especialista. Ainda de acordo com o médico, o tratamento é a cirurgia que consiste na retirada do cristalino opacificado sendo substituído por uma lente intraocular para melhorar a visão. O ponto positivo é que se o indivíduo não tiver nenhuma outra doença ocular é possível recuperar a acuidade visual com menor necessidade de óculos.

Já o glaucoma é uma doença crônica, silenciosa e comum a partir dos 40 anos. “Na maioria das vezes, há um aumento da pressão intraocular que causa dano no nervo óptico que progressivamente pode levar até a cegueira”, explica o Dr. Jordão. Os pacientes devem passar por tratamentos que reduzem a pressão ocular com medicamentos ou cirurgia.

A degeneração macular senil é uma doença degenerativa da mácula, que representa parte importante da visão. O diagnostico pode ser feito no exame do fundo do olho e o tratamento será feito de acordo com o estagio da doença. “Diferente da perda periférica do glaucoma, a degeneração macular sênior compromete a acuidade visual central e, por isso, é uma perda muito rápida da qualidade de vida”, afirma.

Por isso, para que doenças como essas sejam diagnosticadas rapidamente é importante a realização de exames preventivos. “A equipe médica pode fazer a medição da visão, da refração, medida da pressão ocular e até mapeamento da retina. Caso tenha alguma alteração, é possível iniciar o tratamento mais eficaz”, completa.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.