Geração 50+

Vida mais completa, saudável e gratificante

Vida mais completa, saudável e gratificante
Vida mais completa, saudável e gratificante

Nossa vida é o que nossos pensamentos fazem dela

Marco Aurélio, O Sábio (Imperador Romano 121-180)

A criação de novos produtos e serviços para a 3ª idade enfrenta o desafio de oferecer soluções que sejam viáveis e que atendam às expectativas, sonhos e vida social de uma sociedade que envelhece rapidamente.

Na nova geração de idosos, muitos tiveram acesso às tecnologias digitais em seus ambientes de trabalho; outros tem poder de compra 45% maior do que as  gerações anteriores. São  fatores – entre inúmeros  outros –  que apontam   como o crescente universo da 3ª idade  propícia inúmeras oportunidades para  soluções inovadoras.

Novo Idoso

No início deste ano, o Museu de Design em Londres realizou a exposição Novo Idoso (New Old) que  mostrou o alcance da inovação e do design em nossas vidas, exibindo objetos  e soluções que fogem dos atuais estereótipos . Esse  evento celebrou os 30 anos de uma exposição semelhante – Novo Design para Idosos – realizada  pelo Projeto Boilerhouse (que deu  origem ao atual  Museu de Design).

O acervo da exposição está reunido no livro “New Old, designing for our future selves” e mostra tendências nos âmbitos do envelhecimento, mobilidade, comunidade, identidade, moradia, trabalho. Os designers convidados aceitaram o desafio de criar desde roupas robóticas a veículos sem motorista, passando por  produtos para o lar, comunidade, mobilidade, instrumentos de trabalho, etc. O catálogo traz ainda  considerações sobre aspectos sociais do envelhecimento e a sua influência e participação na sociedade

Essa  exposição sinaliza as gigantescas oportunidades que o aumento da população acima dos 50 anos de idade representa em desafios para designers e empreendedores. As atuais mudanças demográficas e tecnológicas são o início de uma transformação que será ainda mais surpreendente nos próximos 30 anos.

Entre as experiências de interatividade da exposição, os visitantes eram convidados a  responder à pergunta:

– Quando começa a velhice?

As respostas eram escritas em cartões postais especialmente desenhados e colocadas em painéis amigáveis com caixas criativas que transmitiam leveza, brilho, contemporaneidade.

 

New Old Ageing

Designing for our future selves

Vida mais completa, saudável e gratificante
Vida mais completa, saudável e gratificante

 

The Design Museum, 176 pág., 15 libras

“Ter mais idosos na sociedade dá aos designers um grande desafio de inovação”

Publicado para exposição New Old, apresenta os desafios de uma sociedade que está rapidamente envelhecendo e o trabalho de designers de diferentes países para melhorar a vida da população que está vivendo cada vez mais.

Casa, trabalho, vida comunitária e mobilidade, entre outros, estão entre os destaques abordados que vão desde roupas robóticas a veículos sem motorista, passando por soluções triviais.

Para saber mais e folhear algumas páginas:

https://designmuseumshop.com/products/new-old-catalogue

O livro pode ser encomendado nas principais livrarias no Brasil.

Outros produtos da exposição

Tecido com sensores incorporados e inteligência artificial que fornece suporte para a movimentação das pernas e quadris

Bastões que lembram uma bengala com bandeja integrada como suporte para novelos de lã, iPad, xícara de café, …

Barra que fixada n a cadeira permite levantar com segurança

Estrutura que propicia segurança ao idoso em espaços livres

Garrafas de bebida para cada década de vida, a partir dos 50 anos

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.