Agenda

USP promove III Simpósio Rumo ao Envelhecimento Ativo

© Depositphotos/Andrejs Pidjass
© Depositphotos/Andrejs Pidjass

O evento, gratuito, acontece no dia 16 de maio, das 8h às 17h, no auditório István Jancsó da biblioteca brasiliana Guita e José Mindlin na USP.

Renomados especialistas abordarão temas baseados nos quatro pilares da OMS – saúde, segurança, participação e aprendizado continuado.

O evento é promovido anualmente pelo Programa de Envelhecimento Ativo da USP, criado em 2015.

Destinado a profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores interessados na área da longevidade, o evento tem por objetivo discutir temas considerados fundamentais para o entendimento do envelhecimento ativo.

Especialistas renomados nos quatro pilares do envelhecimento ativo explanarão sobre importantes temas, tais como:

Envelhecimento e Cuidado, Envelhecimento e Informática, Envelhecimento e Preconceito e Envelhecimento e Saúde Menta’. Neste último, o público contará com a participação do presidente Fernando Henrique Cardoso e o José Gregori, jurista e ex-ministro da Justiça.

As palestras foram desenvolvidas tendo como base o conceito dos quatro pilares – saúde, segurança, participação e aprendizado continuado – desenvolvidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2002, quando lançou o alerta ‘Envelhecer bem deve ser prioridade global’ ao constatar que a população de 60 anos será maior do que os menores de cinco anos em 2021.

O número de idosos cresceu 18% em cinco anos, superando a marca dos 30,2 milhões em 2017, segundo pesquisa nacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. As mulheres são maioria expressiva nesse grupo, com 16,9 milhões (56%), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44%). Outro estudo, realizado pelo Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, aponta que a população idosa do Estado de São Paulo representa 14,8% dos 44 milhões de habitantes.

De acordo com o Prof. Dr. Egídio Lima Dórea, coordenador do Programa de Envelhecimento Ativo da USP, estamos vivendo uma revolução da longevidade que é fundamentada pelo aumento significativo da população idosa mundial e também pela ruptura de vários paradigmas a respeito do idoso e do seu papel na sociedade. O conceito criado pela OMS mostra a importância do curso de vida e amplia os aspectos necessários para um envelhecimento bem-sucedido, deixando de focar somente no quesito ausência de doença. “É de fundamental importância que seja criada uma cultura de saúde e bem-estar na maturidade, que inclua, pelos brasileiros, a adoção de hábitos mais saudáveis e atitudes preventivas para que se possa chegar a idades mais avançadas em boas condições física, mental, psicológica e espiritual”, destaca.

Módulo I

Envelhecimento e Cuidados

Como a revolução tecnológica e a hipossuficiência familiar modificam a questão do cuidado em uma população cada vez mais envelhecida?

Palestrantes: Profa. Dra. Mônica Perracini, Profa. Dra. Rosa Yuko Sato, Marília Berzins e Profa. Dra. Mônica Sanches Yassuda

Módulo II

Envelhecimento e Informática

É necessário estar atualizado e inserido dentro da informática? Essa inserção traz benefícios do ponto de vista de ressignificação e recapacitação profissional, capital social, prevenção e tratamento do declínio cognitivo?

Palestrantes: Fábio Ota, Morris Litvak, Dr. Glaucia Martins O. Alvarenga e Sergio Werther Duque Estrada

Módulo III

Envelhecimento e Preconceito

O preconceito pela idade é comum? Afeta a todos? Tem impactos negativos em nossa vida profissional, longevidade e acesso a tratamentos recomendados?

Palestrantes: Prof. Dr. Jorge Félix, Izabela Toledo e Prof. Dr. Egídio Lima Dórea.

Módulo IV

Envelhecimento e Saúde Mental

Qual a importância da espiritualidade, meditação e propósitos no envelhecimento ativo?

Palestrantes: Profa. Dra. Vera Brandão, Prof. Rui Barbosa, Prof. Dr. Egídio Lima Dórea, Presidente Fernando Henrique Cardoso e ex-Ministro José Gregori

 

Inscrição gratuita:

envelhecimentoativo@hu.usp.br

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.