Informe Produtos

Sorvetes para o inverno

© pixabay/ractapopulous
© pixabay/ractapopulous

Para mostrar que sorvete não combina apenas com a temporada de calor, professora de gastronomia do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro apresenta cardápio para o inverno

O inverno chegou e, com ele, a vontade de comer alimentos quentes fica mais aguçada. Surgem, em bares e restaurantes, novos cardápios elaborados para atrair o consumidor e alavancar as vendas. Mas e no caso das sorveterias? O que pode ser feito para evitar a sazonalidade do consumo dos gelatos na época mais frio do ano? Quem dá as dicas é Daniela Cordeiro Bighetti, chef de cozinha e professora do Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro.

De acordo com a professora, é interessante criar um cardápio de inverno que inclua novidades mais quentes, como fondues de sorvete acompanhados de frutas, petit gateau, banana flambada com caldas, tortas e crumble de frutas (doce de origem britânica, feito de compota de frutas picadas cobertas com uma mistura de gordura, geralmente manteiga, farinha e açúcar, assado até que a cobertura fique crocante). “Também vale a pena diversificar nos acompanhamentos dos sorvetes, como as caldas quentes que podem ser de chocolate, amoras, morangos ou cerejas”.

Outra sugestão de Daniela é servir bebidas como chocolate quente, café, licores e vinhos. O licor de chocolate, por exemplo, combina com qualquer sabor de sorvete. “Um dos princípios básicos para o sucesso da harmonização é ter sensibilidade para avaliar a intensidade dos sabores e combiná-los”. Bolos de chocolate, banana, maça e limão, além das tortas doces, também são excelentes opções de pratos quentes para combinar com os gelatos.”

Confira duas receitas especiais que vão muito bem com sorvetes:


Fondue de chocolate meio amargo com frutas e sorvete

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

– 300g  de chocolate meio amargo

– 200g de creme de leite fresco

– 1 colher de sopa de licor de laranja (opcional)

– 10 morangos frescos

– 2 bananas

– 2 kiwis

– 300g de uva sem semente

– 20 minibolas de sorvete

Modo de preparo

O primeiro passo é higienizar as frutas, picá-las e, em seguida, cortar também o chocolate. Depois, aqueça o creme de leite e, fora do fogo, junte o chocolate picado. Mexa bem para deixar a mistura homogênea. Coloque a panela no réchaud, espécie de fogareiro de metal, em prata ou inox, usado para flambar sobremesas e sirva com as frutas.


Crumble de maçã servido com sorvete

Ingredientes

– 500g de maçã fugi

– 15ml de suco de limão

– 40g de açúcar mascavo ou demerara

– 12g de manteiga derretida

– 5g de amido de milho

– 3g de gengibre em pó

Cobertura

– 90g de farinha de trigo

– 90g açúcar refinado

– 100g de manteiga gelada em cubos

– 70g de nozes grosseiramente picadas

– 1 pitada de sal

– Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Retire a semente das maçãs e divida em pedaços médios. Em seguida, misture os pedaços picados da fruta com o suco de limão, o açúcar, a manteiga, o gengibre em pó e o amido de milho. Espalhe a mistura em um refratário com 2cm de altura. Para a cobertura, misture a farinha, o açúcar, o sal, a canela em pó e a manteiga com a ponta dos dedos fazendo uma farofa. Acrescente as nozes e cubra as maçãs. Asse em forno pré-aquecido até dourar a crosta e sirva com uma bola de sorvete.

Formação

Para os interessados em aprender outras receitas e se aperfeiçoar no preparo de sobremesas que podem ser ótimos acompanhamentos para sorvetes, o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro está com inscrições abertas para o curso Bolos e Tortas, com duração de 30 horas. Durante as aulas, os alunos vão aprender técnicas sobre os tipos de massa, cremes, recheios e coberturas, além de princípios da higiene na manipulação de alimentos, padronização de pesos e medidas e melhor aproveitamento dos ingredientes.


Curso Bolos e Tortas

Data: 25 a 29 de junho

Horário: das 14 às 20 horas

Local: Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro – Parque Dr. Octávio de Moura Andrade, s/n – Centro

Informações: 19 3482-7000 ou pelo Portal Senac:

www.sp.senac.br/universitarioaguas.

Aproveite também e conheça o Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro por

www.sp.senac.br/capvirtual.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.