Saúde

Rim – Dia Mundial

© Depositphotos/starman963
© Depositphotos/starman963

Santa Casa alerta população sobre como as doenças renais se desenvolvem e a importância do tratamento precoce

A Santa Casa de São Paulo promove no Dia Mundial do Rim ação para conscientizar os pacientes sobre os cuidados que evitam o desenvolvimento de doenças renais crônicas e atender população com fator de risco. O evento acontecerá no dia 14 de março, das 08h às 12h, no Saguão do Hospital Central.

As orientações e atendimentos para pessoas que comparecerem ao local será prestado gratuitamente. A equipe de médicos da Unidade Renal, enfermeiros e outros profissionais farão aferição de opressão e encaminhamento ambulatorial aos casos de risco.

“Pessoas cuja pressão é alta, possuem diabetes e estão acima do peso já se encontram no grupo de risco e devem procurar um especialista para diagnostico precoce e acompanhamento periódico. Alguns exames podem diagnosticar falhas nos rins, dois dos mais simples são o de sangue e de urina”, comentou Dr. Luiz Antonio Miorim, coordenador do projeto e chefe da Unidade Renal da Santa Casa.

Dr. Miorim faz um alerta sobre os sintomas que detectam o desenvolvimento da doença renal, como pressão alta, inchaço ao redor dos olhos e nas pernas, fraqueza constante, dificuldade de urinar, queimação ou dor ao urinar, urinar muitas vezes, urina com aspecto sanguinolento, urina com muita espuma, dor lombar e histórico de pedra nos rins. Os rins são os responsáveis pela filtração do sangue no corpo, o que elimina os excessos de água, sal e substâncias malignas ao organismo.

O médico ressalta ainda que a maioria da população só tem conhecimento da doença quando as funções renais já estão comprometidas, se descoberto em estágio avançado, o paciente necessita realizar tratamento específico, como a diálise.

De acordo com a Nefrologia da instituição, no Brasil existem 20 milhões de pessoas que sofrem de problemas renais. Ano passado, cerca de 110 pessoas foram atendidas, a Unidade espera acolher o dobro em 2019.

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, instituição filantrópica, privada e laical, é um dos mais importantes complexos hospitalares do Brasil. A Irmandade, em todas as unidades, atende mais de 11 mil pessoas por dia em todas as especialidades médicas, possui mais de 2.300 leitos, registra uma média anual de mais de 1 milhão e 500 mil atendimentos ambulatoriais, 1 milhão e 800 mil atendimentos de emergência, 47 mil cirurgias e mais de 5 milhões exames. É referência nos atendimentos de emergência, ortopedia, pediatria e serviços de alta complexidade como neurocirurgias e transplantes. Além de possuir laboratórios próprios e excelentes serviços de Diagnóstico por Imagem.

Atendimento

quinta-feira (14 de março de 2019)

das 8h às 12h

Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112

Vila Buarque, São Paulo.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.