Finanças Informe

Prova de vida do INSS termina no dia 28 de fevereiro

© armazém de criativos
© armazém de criativos

O prazo para os aposentados e pensionistas do INSS fazerem a prova de vida onde recebem o benefício (aposentadoria ou pensão) por meio de conta corrente  ou por poupança.

Basta comparecer ao banco onde recebe o benefício munido do cartão que o segurado recebe seu pagamento e de  um documento de identidade com foto.

Não é preciso ir ao INSS

O recadastramento é  muito simples, exigindo apenas atualização da senha.

Trata-se de um controle anual para comprovação de vida junto ao INSS e tem como objetivo coibir fraudes no recebimento de benefícios previdenciários e assistenciais.

Não precisa fazer o recadastramento quem possui biometria cadastrada na conta em que recebe o benefício. O uso da sua biometria para realizar saques do benefício já comprova também  junto ao INSS que está vivo.

Quem não conseguir ir pessoalmente ao  banco, deve nomear um procurador.

Nesse caso, é preciso cadastrar o representante na agência em que o segurado recebe o pagamento e apresentar uma procuração registrada em cartório Além do atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção.

Quem não se recadastrar pode ter o benefício suspenso até o cumprimento da exigência.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.