Informe Saúde

ONG atende idosos em unidade móvel de saúde

© CIES Global
© CIES Global

A Carreta de Saúde do Idoso, da organização sem fins lucrativos CIES Global, já atendeu quase mil pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade também se destaca pela tecnologia inovadora que facilita a movimentação. Odontologia, oftalmologia e fonoaudiologia são as especialidades ofertadas na estrutura, que está temporariamente instalada no Parque da Independência, na Zona Sul de São Paulo.

A unidade móvel possui 48 metros quadrados e tem capacidade inicial para atender até 1.200 pacientes por mês. Nela, idosos a partir de 60 anos terão acesso a procedimentos de odontologia, com consultas e próteses dentárias; fonoaudiologia, com exames de audiometria de audição e da voz; e oftalmologia, com avaliação da acuidade visual, refração, tonometria, mapeamento de retina, de fundo de olho e biometria. Todos passarão, também, por triagem com mensuração de sinais vitais, glicemia, colesterol e Índice de Massa Corporal (IMC).

Para receber atendimento, o paciente deverá ser previamente agendado pela Central de Regulação do município, após direcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Referência à Saúde do Idoso (URSI) ou, ainda, pelo Programa de Acompanhante de Idosos (PAI).

© CIES Global
© CIES Global

“Hoje, menos de 3% dos idosos da cidade de São Paulo possuem convênio médico. Com esse lançamento, nós queremos dar melhores condições de vida a essas pessoas. Elas poderão enxergar melhor, ouvir melhor e se alimentar melhor”, justificou o secretário municipal da Saúde de São Paulo, Wilson Pollara. Ele também ressaltou que apenas os atendimentos serão pagos pela Prefeitura. As estruturas são adquiridas pelo CIES Global com empresas parceiras e investidores que acreditam na causa.

Estrutura

A unidade é composta por um contêiner adaptado para serviços de saúde. Das laterais maiores, saem dois ambientes que compõem a estrutura de atendimento. A tecnologia avançada e inovadora auxilia na mobilidade do equipamento por meio do sistema hidráulico Stop and Go, que, com quatro pistões, eleva e abaixa a estrutura do consultório. Além disso, as laterais também são abertas por controle remoto, dando maior estabilidade para o equipamento e mais conforto aos usuários. A novidade foi desenvolvida pelas empresas parceiras Fleximedical e Vic.

Doutor Saúde

O Doutor Saúde é um programa de atendimento médico com o objetivo de promover a prevenção, por meio de acompanhamento/monitoramento médico e diagnóstico precoce, incluindo a realização de cirurgias de baixa e média complexidades quando necessárias. Além de poupar vidas, também deverá contribuir para diminuição dos gastos públicos, já que a Prefeitura não paga as unidades e o valor pago por procedimento é referenciado na tabela SUS.

No programa, cada unidade fica de dois a três meses no local de atendimento, distribuídos em todas as regiões do município. As carretas atuam em forma de rodízio para oferecer atendimentos nas diversas especialidades de forma contínua aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre o CIES Global

Criado em 2008, o CIES Global (Centro de Integração de Educação e Saúde) é uma organização inovadora de saúde integrada à educação, destinada à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades que já atendeu mais de 1,5 milhão de pessoas. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS.  Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social (FSP), Fundação Schwab, Dom (Grupo Fleury), Dr. Cidadão (APM), Cidadão Sustentável e Empreendedor Social (Ernest Young Terco).

www.ciesglobal.org

Fonte: ciesglobal.org

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.