Warning: mysqli_num_fields() expects parameter 1 to be mysqli_result, boolean given in /home/storage/b/46/4b/site1392403171/public_html/wp-includes/wp-db.php on line 3182
MotorHome: Um estilo de vida fascinante - Guia da 3a Idade
Geração 50+

MotorHome: Um estilo de vida fascinante

© Edu Leite / istockphoto
© Edu Leite / istockphoto

Viajar levando a própria casa – com muito conforto – em companhia de pessoas queridas. Sem obrigação de horários, percorrer roteiros exclusivos e sem limites, viver em localidades de sonhos, conquistar novas amizades, descobrir um Brasil que está à vista e é tão desconhecido, conhecer outros países.

Muito verde, céu azul e ar puro como parte do cotidiano, dormir na própria cama, sob os próprios lençóis, alimentar-se preparando a própria refeição.

Para entrar neste mundo a primeira decisão é escolher a própria casa móvel – que é basicamente todo veículo ou reboque dispondo de acomodações para pernoite e autonomia suficiente para uma família viver de modo temporário ou definitivo.

Por modo temporário estamos nos referindo à escolha do trailismo – uma denominação comum desses veículos – para lazer e turismo.

O modo definitivo inclui as pessoas que escolheram a casa móvel como moradia permanente. Essa opção é muito comum nos Estados Unidos e na Europa, principalmente entre aposentados que buscam o ¨cinturão ensolarado¨.

Na Flórida, por exemplo, existem campings  organizados (ou parking-trailers) que no total podem atender até 60 mil pessoas. O aluguel de um módulo pode variar entre 125 e 400 dólares por mês.

Os trailistas full-time ainda são poucos no Brasil. Apostando no crescimento desse segmento, proprietários de terras estão transformando seus espaços – todo ou parte – em parking-trailers, na expectativa de uma demanda promissora.

Casa sobre rodas

Motorhome, camper ou trailer deve possuir acomodações que permitam atender às necessidades básicas das pessoas que irão habitá-lo.

Para tanto, a divisão interna inclui espaços para cama e/ou beliche, cozinha com fogão e geladeira, banheiro, além de sofá, mesa para refeições, armários, etc.

O camper e o trailer  exigem um veículo para reboca-lo.

O motorhome dispõe de motor próprio. Todos eles são construídos em diversos modelos e tamanhos.

Verdadeiras casas ambulantes, esses veículos não precisam de garagem . Eles podem ficar estacionados em parking-trailers, campings organizados e até mesmo numa área exclusiva em sítios ou fazenda, à beira de um rio, em condomínios ou clubes.

Mediante o pagamento mensal, o trailista usufrui da infra-estrutura de lazer (piscina, quadras de esportes, áreas verdes, etc), restaurante, chuveiros e sanitários, serviços (pontos de água e luz entre outros) que essas áreas quase sempre oferecem. Nas propriedades particulares, faz-se um acordo com o proprietário sobre o uso das instalações.

Essas opções podem ser comparadas a um clube de campo com direito a pernoite, quase sempre utilizadas nos fins-de-semana, feriados prolongados ou mesmo férias.

Para mudar a paisagem ou escolher outra região…

Depois de algumas viagens o trailista já experiente irá descobrir que além dos campings organizados e parking-trailers, existem locais onde se pode estacionar tranquilamente o motorhome, o camper ou o trailer e aproveitar a praia, a beira de um rio, a fazenda cujo proprietário terá prazer em recebe-lo. Todo trailista tem os seus “lugares do coração” e que são revelados aos amigos mais chegados.

Na verdade, o proprietário de uma casa sobre rodas acaba fazendo parte de uma confraria muito especial onde trocam-se informações sobre roteiros, organizam-se viagens e revelam-se ¨lugares do coração¨.

Pode ser um estancieiro gaúcho que abriga alguns trailistas em sua propriedade e que, entre as atrações da fazenda, do rio cristalino, são brindados com o tradicional chimarrão e memoráveis churrascadas . Outras vezes é o convite de um fazendeiro argentino ou uruguaio : ¨Venga y traga a su familia¨ , colocando à disposição  seus vinhos e as mais saborosas carnes.

Os fabricantes de trailers, campers e motorhomes costumam ser  trailistas apaixonados e trabalham para fomentar  e tornar acessível a sua prática. Disponibilizam publicações especializadas – incluindo a  MotorHome Revista -informações para veteranos e para quem vai se iniciar : a escolha do veículo, acesso à confrarias, clubes, associações, campings organizados, parking-trailers, roteiros, dicas de direção (os primeiros temores logo são dissipados), etc. A Motor Trailer possui – inclusive- um camping de apoio ao lado da fábrica.

Guia de Viagem está trabalhando para traduzir um pouco dessa paixão. Nas próximas edições pretendemos publicar reportagens para todas as idades, gostos e orçamentos . Inclusive para a Geração 50+.

Os trailistas veteranos são fundamentais na multiplicação de informações das quais procuramos ser intermediários de uma forma agradável e estimulante.

Estamos todos – jornalistas, empresários, proprietários de parking-trailers e usuários – engajados num mesmo projeto: mostrar que é possível refazer-se nas férias e mesmo nos fins-de-semana. Ou reinventar-se  como trailistas fulltime.

Desde já estamos à disposição dos nossos leitores.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.