D. Maria I: as perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como “a louca”

Editora: Editora Benvirá

Autor: Mary del Priori

Páginas: 220 páginas


D. Maria I é conhecida há séculos como a rainha louca de Portugal. Mãe de d. João VI e avó do futuro imperador brasileiro d. Pedro I, ela nunca recebeu muita atenção nos livros de história, e os detalhes de sua vida são pouco conhecidos. O que a teria levado à loucura? E será que ela era realmente insana? Ou apenas mal compreendida?

A fim de lançar uma nova luz sobre essa figura tão importante, a historiadora Mary del Priore decidiu investigar a fundo sua trajetória. Neste livro, ela reconta a vida da monarca de uma perspectiva inédita, revelando que seu estado mental era provavelmente fruto de todas as tristezas e perdas que vivenciou, em uma época em que depressão e melancolia eram confundidas com insanidade – e até mesmo consideradas obras do demônio.

Abordando desde sua infância em Portugal, passando por sua devoção ao catolicismo, sua coroação como a primeira rainha portuguesa, as desavenças com o marquês de Pombal, os primeiros sintomas de sua doença, até sua morte, aqui no Brasil, para onde se mudara em 1808, esta obra faz jus a uma personagem que merece lugar de destaque na historiografia brasileira e portuguesa.

 

Mary Del Priore escreveu mais de vinte livros sobre a História do Brasil, entre eles História das Mulheres no Brasil e História da Vida Privada. Historiadora com pós-doutorado na França e sócia honorária do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, foi duas vezes vencedora do Prêmio Casa Grande & Senzala. Ganhou ainda o Prêmio Jabuti na categoria ciências humanas, com História das Mulheres no Brasil. O Príncipe Maldito levou o prêmio de melhor livro de não ficção da Associação Paulista de Críticos de Arte.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.