Campinas

Lar dos Velhinhos de Campinas

© Lar dos Velhinhos de Campinas
© Lar dos Velhinhos de Campinas

Referência no atendimento de até  128  idosos em situação de vulnerabilidade social, o Lar dos Velhinhos  tem por missão cumprir os direitos da  integridade social do idoso, promovendo o envelhecimento saudável.

Possui nove pavilhões – quatro deles destinados à moradia – proporcionando atendimento social, ambulatorial, de enfermagem, de terapia ocupacional, fisioterapêutico, dentário, psicológico, além de atividades físicas, recreativas e de lazer, como sessões de cinema, jogos, passeios, festas.  Na propriedade há também uma capela e o Centro Histórico Orosimbo Maia, um museu da época das freiras, com mobiliário do século XIX.

O jornalista Antônio Sarmento – no início do século XIX – iniciou pela imprensa uma campanha para a criação de um lugar para abrigar os pobres. Assim, em 1904 foi fundado o “Asylo de Mendigos “. No ano seguinte foi possível adquirir uma chácara do coronel Bento Bicudo e em 10 de dezembro de 1905 a instituição era denominada “Asylo de Invalidos”. Já em 1972, quando a maioria das pessoas atendidas eram constituída por idosos de ambos os sexos, a entidade teve o nome reformulado para “ Lar dos Velhinhos de Campinas “.

Como entidade beneficente o Lar dos Velhinhos está apto a receber doações de pessoas físicas e jurídicas e, por meio de diferentes projetos, recursos do poder público.

Para contribuir, trabalhos voluntários e obter outras informações:

www.lvc.org.br
tel (19) 3743-4300

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.