Geração 50+

“Jamais subestime as avós”

Todas as manhãs, 7 mulheres, entre 60 e 75 anos de idade, 5 dias por semana, se reúnem para nadar e mergulhar durante 1 ou 2 horas (no verão, 3 horas) na Baie des Citrons (Nova Caledônia), uma das dezenas de ilhas paradisíacas deste território francês no sul do Oceano Pacífico. Voltando à praia, relaxam tomando chá e, em meio a muita conversa, apreciam a beleza do panorama.
Nos mergulhos e as avós observam o comportamento da serpente marinha venenosa Hydrophys major, que consegue atingir 1,5m de comprimento e sua mordida pode matar um ser humano.

Mais de 9 mil espécies marinhas habitam aquelas águas. Elas já fotografaram 250 espécies.

As fotos e informações das avós trouxeram informações sobre as Hydrophis major do que aquelas disponíveis para qualquer outra espécie de serpente marinha do mundo, disse Harold Heatwole (ele não participou do estudo), professor de zoologia da Universidade da Nova Inglaterra, na Austrália, “As avós devem ser parabenizadas”, concluiu.

A ferocidade dessas serpentes não assusta as avós mergulhadoras: “é o nosso parquinho”, afirmam. Além disso, elas mostram que aprenderam a lidar com as criaturas, que são muito rápidas: as serpentes tem movimentos lentos quando estão à procura de alimento. E “nós adquirimos experiência para lidar com elas”.

Esses mergulhos longe da costa constituem um tesouro de informações afirmam os biólogos autores do estudo: dra. Claire Goiran (Universidade Nova Caledônia) e dr. Rick Shine (Universidade Macquarie, Austrália), destaca a revistas científica Ecosphere. Além dos biólogos disporem de pouquíssimos meios para realizar a tarefa, as serpentes são difíceis de lidar. Entusiasmada com a colaboração, a dra. Claire afirma: “jamais subestime as avós”.

Fontes: The Guardian (24/10/2019) e Annie Roth (New York Times/O Estado de S. Paulo /10/1/2020) www.estadao.com.br

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.