Informe Saúde

Hemograma: Exames gratuitos no Labi

Para incentivar os cuidados com a saúde e conscientizar sobre a importância de manter os exames laboratoriais de rotina em dia, o Labi Exames oferece, durante todo o mês de outubro  às primeiras 1.000 pessoas que forem a uma das cinco unidades do Labi Exames  gratuitamente o  exame das células do sangue.

Existem três tipos de células no sangue: as vermelhas, as brancas e as plaquetas. Cada grupo é analisado separadamente no exame. As células vermelhas são as hemácias, responsáveis por carregar o oxigênio dos pulmões para todo o corpo. A hemoglobina é a parte mais importante das hemácias e é o melhor parâmetro para avaliar se a pessoa tem anemia. Os sintomas comuns de anemia são palieez, cansaço, dor de cabeça e mal estar.

As células brancas são os leucócitos, responsáveis por defender o corpo de microrganismos invasores como bactérias, fungos e vírus. “Dentro desse grupo, existem vários tipos de células com funções diferentes, por isso as causas de alterações na série branca são muito variadas”, explica o médico Octavio Fernandes, VP de Operações do Labi Exames.

Por fim, as plaquetas atuam na coagulação do sangue. “Quando há um foco de sangramento no corpo, as plaquetas vão até lá e formam uma ‘rolha’, que ajuda a parar o sangramento. Pacientes com poucas plaquetas têm maior dificuldade em formar as ‘rolhas’ e, por isso, têm sangramentos mais intensos. Importante frisar que alguns remédios podem alterar a quantidade de plaquetas no sangue”, finaliza o dr. Octavio Fernandes.

Serviço

Labi Exames Largo 13
Rua Barão do Rio Branco, 373, Santo Amaro

Labi Exames Centro
Avenida São Luis, 218, loja 1, República

Labi Exames Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 1392, Pinheiros

Labi Exames Vila Mariana
Rua Domingos de Morais, 2104, Vila Mariana

Labi Exames Santana
Rua Voluntários da Pátria, 1801, Santana

www.labiexames.com.br