Produtos

Estabelecimento Amigo 60+

© pixabay
© pixabay

A proposta da TeleHelp com a iniciativa é estimular o comércio a se reparar para receber o público sênior, cada vez mais independente e  participativo

O Bar da Dona Onça, da chef Janaína Rueda, no centro de São Paulo, é o primeiro estabelecimento a se adaptar às recomendações e a conquistar a certificação. A TeleHelp também preparou uma playlist no Spotify com as músicas preferidas desse perfil de clientes, para os restaurantes, lojas e demais comércios adotarem como som ambiente, se assim desejarem.

Expertise de 12 anos em teleassistência: 93% dos clientes da TeleHelp são 60+

A TeleHelp ouviu, durante um ano, proprietários de mais de 500 estabelecimentos em todo o país para entender como se relacionavam com esses consumidores. “Durante todo o processo percebemos que os proprietários são muito sensíveis a causa dos 60+, mas não sabiam como transformar esta sensibilidade em benefícios”, lembra José Carlos Vasconcellos, presidente da TeleHelp.

A partir do estudo e diagnóstico foi possível identificar que as principais necessidades estão relacionadas à facilidade de acesso, sutilezas e sensibilidade no atendimento ao consumidor e design de materiais de comunicação visual. “Adaptações estruturais necessárias na sociedade são para melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm perfil extremamente ativo, poder de compra e querem experiências positivas”, reforça o presidente da empresa.

Com mais de 20 páginas, o Guia TeleHelp Estabelecimento Amigo 60+ traz informações do cenário e referências da 3a idade no Brasil e recomendações para atendê-la da melhor forma, respeitando as limitações físicas. São orientações que vão desde adequações no cardápio, piso antiderrapante e treinamento de equipe para melhor atender esse público. A publicação será distribuída gratuitamente para todos os estabelecimentos interessados e estará disponível também no www.telehelp.com.br/guiatelehelp60mais.

O guia contou com a curadoria de especialistas como a arquiteta Flávia Ranieri que, desde 2014, realiza estudos e projetos voltados para os 60+; a assistente social e especialista em gerontologia Marília Viana Berzins; e Marly Cortez, secretária executiva do programa do Estado de São Paulo Amigo do Idoso.

Bar da Dona Onça e os 60+

O termo inclusão não é nenhuma novidade para a chef Janaína Rueda, que inaugurou em 2008, ao lado do marido Jefferson Rueda, o Bar da Dona Onça, no térreo do icônico Edifício Copan. A casa é um espaço para degustação de pratos da cozinha paulista contemporânea. “Em nosso estabelecimento todos os apaixonados por uma boa comida e um bate-papo entre amigos e família, sem hora para acabar, sempre são e serão bem-vindos”, lembra Janaína. “. Isso não é diferente para os 60+ que cada vez mais buscam experiências gastronômicas únicas e são uma forte presença aqui”, reforça.

De acordo com a chef, foi adotada nova identidade visual no cardápio para deixá-lo mais claro e fácil para leitura; foram colocadas na parte externa cadeiras para melhorar o conforto durante a fila de espera; instaladas barras de segurança nos banheiros e espumas acústicas embaixo das mesas para diminuir ruídos e deixar o local ainda mais agradável para uma boa conversa.

TeleHelp 60 + no Spotify

Para os estabelecimentos que buscam uma trilha sonora genuína para agradar ao público 60+ e a  pessoas que gostam de música, a TeleHelp selecionou cerca de 500 clientes de várias partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, para participarem do projeto TeleHelp no Spotify (serviço de streaming de música pelo PC, smartphone ou tablet). O público consultado era formado por homens e mulheres, entre 60 e 95 anos.

Entre as músicas mais pedidas que marcaram época e momentos especiais dos entrevistados estão “Detalhes”, “Como é Grande o Meu Amor por Você” e “Como Vai Você” (Roberto Carlos); “My Way” e “New York, New York” (Frank Sinatra), além das músicas clássicas de André Rieu e Luciano Pavarotti , como também  Zezé Camargo e Luciano, Fabio Júnior e Fagner

Telehelp – Pioneira no setor de teleassistência no Brasil, a companhia oferece  um sistema moderno que permite  ao cliente solicitar ajuda em casos de quedas ou emergências ao simples toque de um botão. Já utilizado por milhares de pessoas em mais de 19 países, a TeleHelp atende mais de 11 mil clientes em 320 cidades e em 22 estados do território nacional.  www.telehelp.com.br

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.