Geração 50+

Elli-Q, o robô companheiro fiel, prestativo e quase humano

Foto divulgação: Elli-Q
Foto divulgação: Elli-Q

Elli-Q é um robô para uso doméstico que funciona  como um amigável assistente digital desenvolvido especialmente para pessoas idosas.

Emocionalmente inteligente e interagindo com a naturalidade de um companheiro, além das funções comuns de um tablet e de um assistente digital, possui tecnologias inovadoras capazes de cumprir uma série de tarefas:

– avisar o idoso do horário de tomar medicamentos

– agenda de lembretes, datas, compromissos

– recomendar atividades (como sair com os amigos, fazer exercícios físicos, caminhadas, telefonar para familiares)

– realizar ações que não demandam pedido do idoso (funções pro-ativas), baseadas em sua aprendizagem e recomendações da família

– interagir com as redes sociais,  jogos on-line,

– vídeos chat através de comandos de voz

– ligar por outros aplicativos (WhatsApp, Skype, …) para familiares e amigos

– transmitir  áudio livros

– sugerir livros, entretenimento e atividades

– aprender o comportamento, as preferências e a personalidade do idoso

– monitorar o meio-ambiente e o  bem-estar da casa

Sistemas inteligentes em residências já são relativamente comuns em alguns países. Diferente do assistente digital da Apple (Siri), da Amazon (Alexa / Eco), da Microsoft (Cortana), do Google (Assistant), entre outros, o Elli-Q tem propriedades exclusivas, como utilizar a linguagem corporal como meio de comunicação, uso de vozes, sons e luzes para se expressar, possibilidade de novos aprendizados (learn machine)

O design confere ao Elli-Q características amigáveis que facilitam a interação com o idoso e valoriza o perfil colaborativo do robô. Rapidamente o idoso descobre nos gestos sutís do Elli-Q um ¨ amigo¨ – que  não possui as interações humanas – mas consegue transmitir apoio e emoção, enriquece a vida do idoso ao agir  proativamente, estimula-lo a se movimentar mais, conversar por vídeo com amigos e familiares, adquirir novos conhecimentos,…

A função Lookout permite o monitoramento de todas as  funções do robô à distancia (por parentes, por um cuidador).

O Elli-Q foi desenvolvido pela Intuition Robotics, start-up sediada em Israel e formada por uma equipe multidisciplinar que tem entre os seus objetivos o desenvolvimento de tecnologias para impactar positivamente a vida  da geração mais idosa. No início do vídeo de apresentação são apresentadas realidades  que contribuíram para motivar os criadores do Elli-Q

No site www.intuitionrobotics.com/contact é possível acessar a lista de interessados em adquirir o Elli-Q (que ainda não está à venda, mas há uma lista de reserva).

Conheça do Elli-Q:

Mais informações podem ser vista no site:

https://designmuseum.org/things-to-do/talks-and-events/

e também no site  blog de design dezeen:

https://www.dezeen.com/2017/01/12/design-museum-new-old-exhibition-six-projects-improve-life-older-people/

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.