Agenda Informe Saúde

Diabetes: diagnóstico gratuito

© pixabay
© pixabay

16 milhões de brasileiros aproximadamente sofrem de diabetes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Quem é diabético não deve abrir mão dos cuidados com a saúde nem durante a Copa. Ao ingerir bebidas alcoólicas, portadores do diabetes têm níveis de glicose aumentados no sangue, exatamente pelo fato de o álcool ser calórico. Neste caso, o diabético pode ter um quadro de hiperglicemia, que é o excesso de glicose no sangue.

 Mas o inverso pode acontecer, isto é, a hipoglicemia, que é a ausência de glicose no sangue. Isto porque dentre as tarefas do fígado e do pâncreas está o controle de açúcar no sangue.

Ainda de acordo com a OMS, a taxa de incidência do diabetes cresceu 61,8% nos últimos dez anos. Para lembrar a importância de manter o acompanhamento da saúde até mesmo em períodos festivos como a Copa do Mundo, a rede de laboratórios de análises clínicas Labi Exames oferece, durante todo o mês de junho, 1.000 exames gratuitos para a população. As primeiras 1.000 pessoas que forem a uma das quatro unidades do laboratório podem fazer gratuitamente o exame de hemoglobina glicada, sem custos.

Um dos testes essenciais ao diagnóstico e controle do diabetes é exatamente o de hemoglobina glicada.  Esse exame reflete a concentração média de glicose a partir de um tempo mais prolongado, os últimos três meses.

 Além disso, é prático, rápido e qualquer pessoa sem ou com diagnóstico pode fazer. Para as pessoas com diabetes em níveis controlados é recomendado a cada seis meses.

Além do hemoglobina glicada, existem outros exames importantes no diagnóstico e acompanhamento da doença: glicose, microalbuminúria, creatinina e taxa de filtração glomerular, que também devem ser feitos pelo menos uma vez ao ano. Alguns desses exames podem ser feitos com frequência maior, de acordo com cada paciente e seguindo  orientação médica.

Importante lembrar que o diabetes é uma doença preocupante em que os níveis altos de glicose no sangue lesam vasos, coração, rins, olhos e sistema nervoso central. Mais importante ainda é que a doença tem fatores de risco modificáveis, ou seja, você pode prevenir esse mal.

O primeiro passo da prevenção é saber como estão suas taxas do metabolismo de açúcar”, lembra o médico Octavio Fernandes, VP de Operações do Labi Exames.

Labi Exames Largo 13
Rua Barão do Rio Branco, 373, Santo Amaro

Labi Exames Centro
Avenida São Luis, 218, loja 1, República

Labi Exames Pinheiros
Rua dos Pinheiros, 1392, Pinheiros

Labi Exames Vila Mariana
Rua Domingos de Morais, 2104, Vila Mariana

Mais informações no site

www.labiexames.com.br

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.