Saúde

A cor da sua urina: ela pode dizer muito sobre sua saúde.

© Alevtina Guzova
© Alevtina Guzova

A cor da sua urina pode trazer inúmeras indicações sobre a sua saúde, como as indicadas a seguir:

Diariamente, eliminamos aproximadamente 2 litros de urina, que deve ser sem dor e sem cheiro forte.

A cor dela pode trazer algumas indicações sobre a nossa saúde.

Vale observar tratar-se de uma informação genérica, sujeita a avaliações, e sempre deve-se procurar a orientação de um médico.

Essas alterações, entretanto, servem de alerta para a necessidade de cuidarmos da própria saúde.

Nesse caso, através de um hábito simples, alerta sobre eventuais alterações que podem evoluir para uma doença sem diagnóstico.

O vaso sanitário branco ajuda melhor a reconhecer a cor da urina.

Um simples exame de urina e de fácil coleta traz muitas informações sobre a nossa saúde a um custo baixo

Nas alterações que a urina apresenta podem acontecer variações externas (uso de laxantes, medicamentos ou corantes para a realização de exames médicos) ou ser um indicador de saúde.  Confira:

Cor de água. Transparente

Pode significar que bebeu muita água ou que os rins não estão conseguindo concentrar a urina, como em doença renal crônica. Talvez você deva diminuir o consumo de água.

Amarelo Claro

Uma boa indicação de normalidade, boa hidratação

Amarelo Forte ou Alaranjada

Outro indicador de normalidade, mas deve beber mais água, ou pode ser um alerta de problemas no fígado ou ainda evidenciar a presença de bactérias ou de certos corantes na alimentação.

Cor de mel

Você pode não estar suficientemente hidratado: beba mais água.

Azul ou Verde

Indicativo de doença genética rara, como infecção por bactérias que afetam o canal urinário. São conhecidos como bacilos piociânicos (pseudômonas). Também a composição de alguns medicamentos e a coloração de certos alimentos também pode ocasionar, sem maiores preocupações, nesse caso, mas não deixe persistir sem consultar o médico.

Vermelho, Marrom ou mais Escuro

Pode indicar consumo de frutas vermelhas (amora, cereja…) ou que haja sangue em sua urina, eventualmente vindo dos rins ou das vias urinárias. Geralmente, urina cor de chá mate, refrigerante escuro, ou ainda cor de suco de laranja bem escuro, acompanhado ou não de dor, costuma ser preocupante e o médico irá diagnosticar com precisão. Talvez você esteja com uma desidratação bastante séria se a urina for cor marrom (igual a de xarope) ou de cerveja.

Efervescente ou Espumante

Se for ocasional é inofensivo (apenas o resultado de efeito hidráulico), mas também é um indicador de excesso de proteína na alimentação ou complicações no fígado. Consulte o médico se acontecer com frequência.

Roxo

Não existe urina roxa.

Finalizando

Sua urina pode fornecer muito mais indicadores de saúde que são invisíveis a olho nu. Os exames clínicos são bastante acessíveis e simples: consulte o médico regularmente.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.