Divirta-se

Birdwatching

© RoyToft/Gettyimage
© RoyToft/Gettyimage

Há um grande vento frio cavalgando as ondas,  mas o céu está limpo e o Sol muito claro. Duas aves dançam sobre as espumas assanhadas. As cigarras não cantam mais. Talvez tenha acabado o verão.

Apreender o significado da liberdade, da beleza e do poder de vôo das aves é altamente gratificante. Cerca de 1.700 espécies de aves podem ser observadas no Brasil, 18% da diversidade mundial, mais de 400 somente em Ubatuba.

As técnicas de observação oferecem duas opções: a observação de percurso e a observação de espera que sugere pontos fixos – da janela da própria casa até os parques nacionais.

Cada espécie tem seus hábitos e ambientes – campos, cerrados, manguezais, plantações, matas ciliares, a cidade – e os melhores períodos para a atividade de observação é pela manhã ou no final da tarde.

O birdwatching é a oportunidade de encantamento e intimidade com a natureza, traduzida em canto, leveza e cores.

Vestir roupa discreta, ter muita paciência, disposição e um bom binóculo são requisitos básicos para esta atividade que tem trazido muitos turistas do Exterior ao Brasil.


Centro Cambucá de Observação de Aves a 220 km de São Paulo – Ubatuba – SP

É uma área em Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar, destinada à observação e ao estudo. À beira do grandioso  lago de rara beleza paisagística são avistadas aves nativas e migratórias. A Trilha do Lago, com 1.500m de percurso fácil (1 hora e 30 minutos), é outra experiência que encanta  pelo entorno.

As visitas devem obrigatoriamente ser acompanhadas por um guia credenciado  e agendadas previamente. Aproximadamente 20 moradores do entorno do Núcleo Picinguaba estão devidamente credenciados pela Fundação Florestal, Prefeitura de Ubatuba, Sindicato de Hotéis e Restaurantes e pelo grupo Promata. A formação dos guias obedece  às normas do  Turismo de Base Comunitária, que tem como foco os moradores do local, seus costumes, sua cultura e seu modo de viver.


Parque Estadual da Serra do Mar

Núcleo Pincinguaba

Rod. Santos-Rio (BR-101), km 8

Picinguaba – Ubatuba – SP

Horário: todos os dias, das 8h às 17h

tel (12) 3832-1397

www.ambiente.sp.gov.br


Carlos Rizzo (Coordenador de Capacitação)  tel (12) 3832-1397

Prefeitura de Ubatuba

tel (12) 3834-1000

www.ubatuba.sp.gov.br


Locais para Observar

Silêncio é indispensável. Paciência também. Não deixe de fazer agendamento ou reserva prévia nos locais citados.

Longevidade no ritmo da natureza

Admirar, ouvir o canto, observar os hábitos das aves, obriga a exercícios de paciência, muita calma, permanecer em silêncio, caminhadas.

Assim, estamos estimulando a visão, a audição, a consciência corporal.

Pratica-se uma atividade que favorece a circulação sanguínea, combate o estress.


Itamambuca Eco Resort

A 230 km de São Paulo  Ubatuba – SP

Dimitri Matoszko é referência em birdwatching. Disponibiliza no Itamambuca Eco Resort todas as facilidades:  uma trilha suspensa de madeira, com 400m de extensão, se soma à imponência da Mata Atlântica, ao rio Itamambuca (de águas cristalinas, que corre ao lado) e às atraentes instalações do Eco Resort. Ao  fotografar aves que descobre pelos arredores, fez o registro inédito do papagaio-moleiro (Amazona farinosa), sob ameaça de extinção.

Rod. Rio – Santos (BR- 101), km  36

Praia de Itamambuca – Ubatuba – SP

tel (12) 3834-3000

contato@itamambuca.com.br

www.itamambuca.com.br


Reserva Guainumbi

A 170 km de São Paulo

São Luís do Paraitinga – SP

No entorno do Núcleo Santa Virginia (Parque Estadual da Serra do Mar), 300 espécies já foram registradas. É sedutora a paisagem e os 7 km de trilhas em meio aos surpreendentes  detalhes da Serra do Mar. Reserva Particular do Patrimônio Natural,  possui uma pousada, disponibiliza guias ornitológicos e realiza workshops sobre fotografia e natureza. Entrada permitida apenas para hóspedes, ou grupos mediante reserva prévia.

Rod. Oswaldo Cruz (SP-125),  km 75,

seguindo por 7 km pela Av. Vereador Abílio Monteiro de Campos

(Estrada Velha  Ubatuba, km 7,5)

Informações:

contato@reservaguainumbi.com.br

www.reservaguainumbi.com.br


Paraíso Eco Lodge

A 245 km de São Paulo

Ribeirão Grande – SP

Santuário natural ao lado do Parque Estadual Intervales, numa área de 17 milhões de m2, rica em fauna e flora. Inserido num   panorama majestoso, proporciona uma experiência única em meio a trilhas, cachoeiras, cavernas e espaços dedicados a observação das aves (sempre com a presença de guias). O empreendimento destaca-se também na responsabilidade social junto às comunidades locais. Pelo alto padrão das acomodações e atendimento, está no Roteiros de Charme.

Estrada Muncipal / SP 250

(Estrada Intervales), km 18,5

Zona Rural – Ribeirão Grande – SP

tel (15) 3542-4525

contato@brasilparaiso.com.br

www.brasilparaiso.com


Caminho Turístico do Rio do Peixe

(Estrada da Varginha, km 7)

Divisa Socorro/SP e Bueno Brandão/MG

tel (19) 3855-2833 e (19) 3895-3769

contato@parquedossonhos.com.br

www.parquedossonhos.com.br


Hotel Fazenda Areia que Canta

A 135 km de São Paulo  – Socorro – SP

Referência em esportes junto à Natureza, turismo sustentável e acessibilidade,  o Parque dos Sonhos, na divisa Socorro (SP)-Bueno Brandão (MG), permite  a observação de pássaros  entre montanhas, riachos, cachoeiras e paisagens exuberantes de uma região única, que se mantém magnificamente preservada. Os monitores e guias do Parque estão à disposição para ajudar os iniciantes a descobrir o mundo da observação de aves.


Caminho Turístico do Rio do Peixe

(Estrada da Varginha, km 7)

Divisa Socorro/SP e Bueno Brandão/MG

tel (19) 3855-2833 e (19) 3895-3769

contato@parquedossonhos.com.br

www.parquedossonhos.com.br


Hotel Fazenda Areia que Canta

A 245 km de São Paulo – Brotas – SP

Localizada entre a Mata Atlântica e o Cerrado tem 170 espécies catalogadas. A água da nascente  “Areia que Canta” brota da terra  formando uma piscina de 10m de diâmetro que se mistura à areia branca e muito fina. Quando as partículas de quartzo da areia entram em atrito (ao esfregar as mãos, por exemplo) emitem um som semelhante ao da cuíca. À “Areia que Canta” soma-se a interação com diversos animais, cavalgadas, circuito de bicicleta.

Rod. Paulo Nilo Romano, km 124,5

Brotas – SP

Tel (14) 3653-1382

areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

www.areiaquecanta.com.br


Fazenda das Pedras

A 95 km de São Paulo – Itu – SP

Alamedas floridas, árvores centenárias e frutíferas levam a um conjunto de atrações nessa fazenda secular: no antigo terreiro de café há um aprazível recanto, com cadeiras-rede de onde pode-se observar pássaros da região na copa das árvores. Pelos caminhos da fazenda, uma série de pontos de observação proporcionam um ótimo aprendizado para  os iniciantes. Na Fazenda funciona nos fins-de-semana o restaurante com cardápio da culinária paulista (que remonta aos tempos dos patriarcas da. Ditinha e “seu” Luizinho), uma área de camping, cabanas e chalés bastante confortáveis.

Rod. D. Gabriel Paulino Bueno Couto,

km 97,5 – Itu – SP

(antiga Rod. Mal. Rondon, trecho Jundiaí – Itu)

tel (11) 4023-1993, (11) 4022-1774

contato@campingdaspedrasitu.com.br

www.campingdaspedras.com.br


Fazenda do Chocolate

A 95 km de São Paulo – Itu – SP

Junto à Estrada Parque, antigo caminho  dos Bandeirantes, numa área de preservação ambiental (APA). A estrada (caminho dos Romeiros para Bom Jesus de Pirapora) é ladeada por centenários jequitibás e ipês, entre outras árvores nobres às margens das águas do rio Tietê. Conserva a majestosa sede da época colonial, com sua roda d`água. Pôneis, vacas, cabras, aquário  único no Brasil e um bom “causo” contado pelo “Cumpadre Tímoteo” fazem companhia aos pássaros da região. A Fazenda é famosa principalmente pela produção de chocolate e pelo restaurante (culinária surpreendente), que funciona nos fins-de-semana.

Estrada dos Romeiros, km 90 – Itu – SP

(Estrada Parque)

tel (11) 4022-5492

contato@fazendadochocolate.com.br

www.fazendadochocolate.com.br


Sítio Curucutu

A 42 km da Praça da Sé

São Paulo – SP

Primeira Reserva Particular do Patrimônio Natural em capital do Brasil, o Sítio Curucutu (responsável por 0,5% do oxigênio respirado na cidade) é fruto do idealismo do advogado Jayme Vita Roso. Na fantástica área de 770.000 m² a partir de 1984 foram plantadas 750 mil árvores de aproximadamente 50 espécies. Entre elas: angicos, jacarandás, paineiras, pau-brasil, árvores frutíferas (amoreiras, ameixeiras, pitangueiras, …), e árvores exóticas. Pequenos animais e muitas aves passaram a povoar a Reserva, para alegria do seu criador (que não recebeu qualquer apoio privado ou público) na luta contra a perda da natureza, do seu verde, e felicidade dos paulistanos, protege-los contra o poder depredatório e suicida da cidade.

Agende sua visita com Curucutu Parques Ambientais localizada no Bairro Parelheiros – São Paulo – SP

Acesso pela Rod. Imigrantes, (SP 160): fazer o retorno na Interligação para, no sentido São Paulo, entrar no km 37 por 8 km (há placas indicativas).

Outra opção é pelo bairro Parelheiros (mais sinuoso) em direção à Área de Proteção Ambiental Capivari – Monos.

Visitas agendadas unicamente para conhecimento da área, telefones:

(11) 3085-1338 ou (11) 3061-0157

vitaroso@vitaroso.com.br

www.curucutu.org.br


Parque Ibirapuera

A 6 km da Praça da Sé

São Paulo – SP

Com mais de 1 milhão e 500 mil m2, bastante arborizado, lagos e jardins, o parque orgulho dos paulistanos oferece boas  condições para a observação de passáros, incluindo migratórias. Possuí  um extenso calendário de cursos, workshops e eventos. A  Prefeitura de São Paulo publicou o “Guia das Aves do Parque Ibirapuera”  e o “Guia Fotográfico das Aves da Cidade de São Paulo”, na coleção sobre a flora e fauna da cidade.

Av. Pedro Álvares Cabral ou pela

Av. República do Líbano – Ibirapuera

Horário: todos os dias das 5 às 24 horas

tel. (11) 5574-5045

www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques_regiaosul


Fundação Maria Luísa e Oscar Americano

A 10 km da Praça da Sé – São Paulo – SP

A conscientização de preservação ambiental levou o casal Maria Luisa Ferraz Americano e Oscar Americano – de uma maneira pioneira, em 1948 – a escolher, para construir sua moradia, uma área de 75mil m2.

A casa – projetada pelo arq. Oswaldo Arthur Bratke  com paisagismo de Otavio Teixeira Mendes – possui um acervo muito rico em obras dos períodos Colonial, Imperial e Moderno, prataria, porcelanas, tapeçaria, mobiliário, em meio a  um parque rico em vegetação da Mata Atlântica (do pau-brasil ao pé-de-café),  árvores da flora brasileira. E a presença de numerosos  pássaros que  criam grande  interesse de observação.

Com o falecimento da esposa em 1974, Oscar Americano instituiu a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano doando à cidade de São Paulo – num exemplo de brasilidade – a casa, o belo parque e a coleção de obras de arte.

No Auditório de 107 lugares são realizados concertos todos os domingos, às 11h30, com músicos consagrados e novos talentos.

Anexo à Fundação funciona um requintado Salão de Chá

Av. Morumbi, 4077 (em frente ao Palácio dos Bandeirantes) – Morumbi

Horário:

de terça a domingo, das 10h às 17h30

Ingresso:

R$ 10,00 (aceita cartão de débito)

R$ 5,00 – estudantes e maiores de 60 anos

Aos sábados a entrada é gratuita

Possui serviço de estacionamento

Informações:  (11) 3742- 0077

recepção@fundacaooscaramericano.org.br

www.fundacaooscaramericano.org.br


Outras informações:

CEO – Centro de Estudos Ornitológicos

Organização não-governamental, sem fins lucrativos, tem por objetivo congregar pessoas interessadas na observação de aves. Realiza diversas atividades, inclusive para princiantes.

www.ceo.org.br  – webmaster@ceo.org.br 

Guia de Aves / Mata Atlântica  Paulista

Publicado pela WWWF-Brasil, ONG brasileira que trabalha para que a sociedade brasileira conviva em harmonia com a natureza.  Realiza inúmeros projetos  e edições.

www.wwwf.org.br – relacionamento@wwwf.org.br

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.