Produtos

5 alimentos que contribuem para o controle do colesterol

© pixabay/StockSnap
© pixabay/StockSnap

Produzido pelo organismo e presente em diversos alimentos, o colesterol apresenta-se de duas formas:

O HDL, conhecido como “colesterol bom” e o LDL, “colesterol ruim.

Ambos são lipoproteínas que transportam as moléculas de colesterol.

O HDL conduz o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo que ele se deposite e obstrua os vasos sanguíneos.

Já o LDL, faz o caminho inverso, ou seja, transporta e deposita a substância nas paredes das artérias.

Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom  mostra que exercícios regulares e uma boa alimentação são ideais para que haja equilíbrio de ambos. “Consumir alimentos que contenham fibras também auxilia no controle dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares”.

Confira os alimentos indicados:

Granola

Além de ser rica em carboidratos complexos proveniente de cereais integrais, a  granola  é fonte de fibras alimentares. A fibra denominada beta-glucana, presente nesse alimento, é uma forte aliada no controle dos níveis do chamado de “colesterol ruim” no sangue e pode ajudar a diminuir a glicemia de indivíduos diabéticos.

Cevada

Incluir a cevada na alimentação é uma maneira de manter a saúde do sistema cardiovascular em dia. “Isso porque as fibras diminuem a absorção de colesterol no intestino, o que compromete a formação de placas nas paredes das artérias. Dessa forma, a possibilidade de obstrução das artérias, infarto e outras complicações cardíacas cai consideravelmente”.

Soja

Possui  uma proteína chamada isoflavonas genisteína, que contribui para inibir a oxidação do colesterol LDL. Além disso,  possui outras substâncias que contém ação antioxidante. “Entre as vantagens da carne de soja estão seu baixo teor de gordura, ausência de colesterol, alto teor de fibras e elevado conteúdo proteico”.

Ervilha

Assim como a soja, a ervilha é uma grande aliada nesse combate. A leguminosa contém substâncias que ajudam na redução do colesterol LDL, impedindo a formação das placas nas paredes das artérias e prevenindo doenças cardiovasculares.

Amendoim

Da mesma família da soja e da ervilha, o amendoim é uma verdadeira fonte de fibras. Rico em gorduras boas como o ômega-3, esse alimento ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas e ainda auxilia no funcionamento regular do intestino.

Sugestões de produtos 

Granola

© Superbom Granola
© Superbom Granola

Com ingredientes selecionados e um sabor inigualável, a Granola Premium da Superbom é adoçada com açúcar demerara, que é mais saudável na comparação com o tradicional. Composta por aveia integral, frutas secas, coco, amêndoas e mel, ela está disponível em embalagens de 500g e 1 kg. Rica em vitaminas A, D e E, o produto possui propriedades antioxidantes e alto teor de fibras.

Cevada torrada e moída e cevada solúvel

© Superbom Cevada
© Superbom Cevada

Para quem gostaria de incluir a cevada no cardápio, mas não sabe a melhor maneira de fazê-lo, a Superbom disponibiliza o produto de duas formas: torrada e moída ou solúvel. A primeira opção deve ser preparada da mesma forma que o café. A segunda é ainda mais fácil de fazer, uma vez que basta apenas adicionar o pó na água (ou leite, como preferir) diretamente no recipiente para consumo, sem a necessidade de coar. Ambas garantem que você tenha uma vida mais natural e saudável.

Produtos pré-cozidos

Disponíveis nas versões “Salsicha Vegetal”, “Carne Vegetal”, e “Bife Vegetal”. Todos produzidos à base de soja e trigo, aliados a especiarias exclusivas. As carnes vegetais são de fácil preparo e não apresentam em sua composição colesterol, gorduras trans, aditivos químicos e corantes artificiais.

Pratos prontos

© Superbom Bife Vegetal
© Superbom Bife Vegetal

Os pratos prontos Superbom seguem a mesma linha de propriedades das proteínas pré-cozidas, sendo que o maior diferencial é que estas opções já estão prontas para consumo, só precisa aquecer. A formulação dos produtos inclui o óleo de canola (riquíssimo em ômega-3), ácido alfalinolênico e ácido linoléico. Estão disponíveis nas versões “Jardineira Vegetariana”, “Cubinhos ao Molho Mexicano” e “Escalope ao Molho Caseiro”, além ainda da linha de “Medalhão Vegetariano ao Molho Madeira”, “Almôndegas Vegetarianas ao Sugo”, “Molho Bolonhesa Vegetariano”, “Vegan Meat Desfiado ao Molho de Tomate“, “Hambúrguer Vegano sabor churrasco” e “Salsicha Defumada Vegana”.

Linha de proteínas congeladas

© Superbom Burger
© Superbom Burger

A nova linha de proteínas ovolactovegetarianas e veganas, congeladas e resfriadas da Superbom é muito saborosa. Ao todo, são 13 produtos inovadores, entre filé de frango, linguiças, salsichas, mortadelas, nuggets, hambúrgueres e muito mais. Todos enriquecidos com a proteína da ervilha, leguminosa ativa no combate ao colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Creme de amendoim amend’s

© Superbom Amend's
© Superbom Amend’s

O Amend’s é um produto 100% natural, sem conservantes químicos e muito saboroso. É nutritivo, rico em vitaminas e pode ser consumido a qualquer hora do dia, desde um acompanhamento no café da manhã, como no preparo de uma sobremesa ou recheio de bolo.

Sobre o autor

Guia da 3a Idade

Tudo para 3a Idade em um único lugar. Saúde, Finanças, Geração 50+, Entretenimento e Diversão, Moradia, Agenda, Produtos, Guia de Viagem e muito mais.